segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lutas Amadoras fizeram estreia no Desporto Escolar

Do passado fim de semana, algumas notas de reportagem: - destaque para o Iº Encontro de LUTAS AMADORAS da Península de Setúbal, realizado no dia 14 de dezembro no Pavilhão da EBS Santo António, no Barreiro. Esta atividade integrou uma iniciativa federativa / Torneio Jovem "Álvaro Santos" e desenvolveu-se juntando os alunos das Escolas presentes ( AE Santo António, AE Álvaro Velho e ES Pinhal Novo ) com os jovens atletas de alguns os mais destacados Clube da modalidade: Sport Lisboa e Benfica, Clube Musical União - Alto Pina, GDR " Os Leças " e SR Baixa da Serra ( que integravam muitos dos campeões nacionais nestes escalões ), num toral de 53 lutadores donde cerca de metade pertenciam ao Desporto Escolar. Esteve presente a atleta internacional Liliana Santos, que integrou o Projeto Olímpico Londres 2012, esteve em vários Europeus com classificações de mérito e foi Vice-Campeã dos Jogos do Mediterrâneo. O programa constou de duas partes: um estágio técnico ( tipo treino técnico intensivo ) e uma fase de combates entre os vários lutadores presentes, divididos em grupos de nível. Esta ação foi dirigida pelo seleccionador nacional e treinador do SL Benfica, Luís Fontes e apoiada por árbitros internacionais e treinadores dos Clubes presentes. No final foram distribuídas medalhas de presença a todos os participantes, ficando acordado na continuidade destas iniciativas entre a FP Lutas Amadoras e o Desporto Escolar no futuro, apontando-se para a realização de mais 3 atividades este ano letivo, a definir em breve.
- no Seixal ( mais concretamente no Pavilhão da EB Dr. António Augusto Louro ) teve lugar o Torneio de Natal de BOCCIA, que se desenrlou em jornada dupla para que as Escolas envolvidas pudessem levar a cabo a inciativa, pelo elevado núnero de inscriçoes feitas pelas 23 Escolas presentes. Uma grande jornada de competição, convívio e de afirmação desta vertente desportiva no Desporto Escolar da região, muito por culpa dos incansáveis elementos da APCAS na sua concepção, organização e operacionalização.
- teve lugar o Torneio de Abertura de SOFTEBOL da Península de Setúbal, realizado no dia 13 de dezembro na Pista Municipal de Atletismo, na Sobreda ( Almada ). - Escolas envolvidas (6): ES Pinhal Novo, AE Emídio Navarro - Almada, AE José Saramago - Poceirão, ES D. Manuel Martins - Setúbal, AE Alvalade e AE Luís e Freitas Branco, estas duas últimas de Lisboa. - Alunos participantes: 155 ( jogadores, árbitros e apoio à organização ) - Equipa vencedora ( Divisão B ): Green Hornets (B) - ES Pinhal Novo Balanço positivo. O novo formato adotado, com os jogos da parte da manhã destinados a promover o salutar conhecimento e convívio entre todos os atletas presentes independentemente das equipas/escolas de origem, e a parte da tarde com formalidade competitiva. Optou-se por distribuir as medalhas ao vencedor da divisão B, “as jovens promessas” dos Green Hornets (B) - ES Pinhal Novo.
- a modalidade de ORIENTAÇÃO teve mais uma prova local, desta vez em Setúbal ( Parque Verde da Bela Vista ), numa organização do AE Lima de Freitas e da ES D. João II, que contou com a presença de 140 jovens de várias Escolas da região, em fase terminal de preparação para o Circuito Regional que se inicia no próximo dia 18 de janeiro na região Oeste. Lembra-se que a prova final tem lugar em Marateca / Águas de Moura, em 3 de maio, em percursos traçados para o Europeu da modalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário